Compartilhe:

GEOMETRIA SAGRADA: O ALFABETO DO UNIVERSO

 

A perfeição da natureza e especialmente a conexão entre todas as coisas que existem são, sem dúvida, uma prova da inteligência divina, ao menos para olhos mais atentos e espiritualizados. A interligação entre tudo e a quantidade de “coincidências” evidenciam que o acaso não seria capaz de produzir tamanha perfeição, nem a ligação profunda que existe entre tudo. É necessário uma causa, uma inteligência suprema, um designer, um criador.

“Para ler o universo, precisamos aprender o alfabeto em que ele foi escrito. E ele foi escrito em linguagem matemática, e seu alfabeto são triângulos, círculos e outras formas geométricas”
Galileu Galilei

A maneira como tudo funciona é espantosa. Na expressão da energia cósmica, vemos os números e especialmente a geometria como linguagem, como alfabeto que possibilita a criação. Deus é matemático e geômetra, e construiu o universo através dessas disciplinas. Não é a toa que muitos ateus dizem ter encontrado Deus na matemática e na física.

O QUE É GEOMETRIA SAGRADA

A Geometria Sagrada é um termo criado para reunir e estudar a mágica que encontramos nas formas geométricas quando observamos o funcionamento da natureza. Não se trata de uma religião ou postulado, mas da constatação do funcionamento do mundo e a presença da geometria em tudo o que existe, nas formas que a própria natureza produz. A geometria é o alicerce da criação, os padrões sagrados que se manifestam na natureza e no universo.

Infelizmente na escola aprendemos matemática e geometria como disciplinas sem conexão com o mundo a nossa volta. Parecem números aleatórios e cálculos desnecessários para quem não possui vocação numérica, ignorando a dimensão cósmica que essas disciplinas possuem. As formas geométricas não são somente unidades de medida, mas a linguagem de Deus e do universo.

“A geometria purifica o olho da alma, pois é através dela que contemplamos a verdade”
Platão

As semelhanças entre nós mesmos e a natureza é impressionante. Já reparou como as veias em nossas mãos se parecem com os veios de uma folha? E a placenta materna que tem a forma perfeita de uma árvore? Os olhos humanos que são exatamente como as nebulosas? E os fractais e espirais, que apesar de semelhantes nunca se repetem?

Todas as formas de vida emergem de códigos geométricos atemporais e contemplar esses códigos nos permite olhar diretamente para as linhas da profunda sabedoria divina.


O CONCEITO DAS FORMAS SAGRADAS NA HISTÓRIA

As origens da geometria se remontam ao Egito Antigo, quando os primeiros sistemas de medição terrestre foram criados para delimitar o território após as inundações periódicas do rio Nilo. Os egípcios já naquela época perceberam que as formas geométricas naturais eram muito mais do que aleatórias e utilizaram essa percepção na construção das pirâmides e em toda sua arquitetura.

“Onde há matéria, há geometria”
Kepler

Já na filosofia, a mãe de todas as disciplinas, temos inúmeros pensadores que afirmam que na Geometria Sagrada está a verdade do mundo e que Deus usou da matemática e geometria para materializar sua criação. Dentre esses pensadores, podemos destacar duas correntes muito expressivas, que atribuem um valor sagrado à geometria: o pitagorismo e o platonismo. Pitágoras e seus discípulos entendiam que as formas geométricas e a matemática em geral são a linguagem do universo. Já Platão nos ensinou sobre os sólidos, que desempenham um papel fundamental em sua tradição, ou seja, uma série de poliedros que se encontram muito presentes nas diversas formas da natureza.

A arquitetura em geral também utiliza a Geometria Sagrada, dando um sentido mais espiritual às construções religiosas. Ou seja, a Geometria Sagrada não só está em tudo, como também é muito utilizada desde a antiguidade.


EXEMPLOS DA GEOMETRIA SAGRADA

  • 1
     

    RETÂNGULOS ÁUREOS

    O retângulo de ouro surge do processo de divisão em média e extrema razão, de Euclides. Ele é assim chamado porque ao dividir-se a base desse retângulo pela sua altura, obtém-se o número de ouro 1,618. Esse retângulo ficou conhecido como uma das formas geométricas mais visualmente agradáveis que existem, e, por isso, ele foi amplamente aplicado nas artes e na arquitetura, juntamente com o “espiral áureo” — que é obtido quando desenhamos uma espiral seguindo o fluxo dos quadrados formados no retângulo de ouro. Arquitetos e artistas da Grécia Antiga acreditavam que a razão de ouro potencializava o valor estético dos monumentos e das esculturas. O Partenon, por exemplo, ilustra o uso arquitetônico do retângulo de ouro.

  • 2
     

    POLIEDROS

    Os poliedros fazem parte dos 5 sólidos platônicos considerados ideais, modelos primários de padrões cristalinos que ocorrem no mundo dos minerais em inúmeras variações. O hexágono é uma forma densa, que fornece a máxima eficiência estrutural. É muito comum no campo de moléculas e cristais, em que as formas pentagonais quase nunca ocorrem. Esteróides, colesterol, benzeno, vitaminas C e D, aspirina, açúcar, grafite são todas manifestações de simetria de seis vezes. Na natureza, a arquitetura hexagonal mais famosa é criada por abelhas, vespas e vespas.

  • 3
     

    FLOR DA VIDA

    A flor da vida é um claro exemplo da dimensão sagrada da geometria, pois muitas religiões e correntes esotéricas afirmam que o Criador se inspirou nesta estrutura para projetar o universo. Esta estrutura geométrica possui algumas particularidades, pois somente ela contém um mínimo de sete círculos, dos quais todos, exceto um apresenta o mesmo diâmetro. Além disso, os círculos se sobrepõem de modo que o centro de cada um coincide com a circunferência dos círculos restantes, estando todos integrados em um círculo maior. É um padrão de simetria perfeita.

    Representações desta estrutura foram encontradas em ruínas arqueológicas do Egito Antigo, templos hindus e budistas, na arte fenícia, nas culturas eslavas e no Oriente Médio. Na Europa, temos o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci dentro dessa estrutura geométrica. Cada molécula de vida, cada célula em nosso corpo humano, cada desenho na natureza conhece esse padrão geométrico e por ele é construído.

“O estudo da geometria é uma meditação sobre a harmonia da ordem cósmica”
Pitágoras

Clique aqui e veja nossos Programas Completos de Geometria Sagrada e faça com que milagres se manifestem todos os dias da sua vida!

 

 

 

Fonte: encurtador.com.br/dFHLW

Notice: Undefined index: nofollow in /home/reallyze/public_html/wp-content/plugins/ocean-extra/includes/widgets/about-me.php on line 345

Equipe Reallyze-se!


    Notice: Undefined index: google-plus in /home/reallyze/public_html/wp-content/plugins/ocean-extra/includes/widgets/about-me.php on line 293

    Notice: Undefined index: youtube in /home/reallyze/public_html/wp-content/plugins/ocean-extra/includes/widgets/about-me.php on line 293
×
×

Carrinho